Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A importância de ler diferentes livros

No meu aniversário de 2004 eu esperava ganhar um livro que fosse um romance ou algo parecido. Eis que ganhei um livro: Margaret Mee,  de trezentos e sessenta e cinco páginas. Logo pensei:  Afe!   uma página para cada dia do ano! Era um livro pesado! Folheei rapidamente e vi ilustrações belíssimas, com desenhos de flores tão perfeitas e tão suaves, que logo cantamos os parabéns , para eu poder ler o livro. 

 Margaret Mee é um livro sobre a artista do mesmo,  uma ilustradora botânica britânica, que nos legou uma obra impressionante através de suas pesquisas e desenhos. Não é um livro para ler em uma noite ou uma semana. É um livro para ser lido por anos. É um livro de pesquisa, de estudo e, por isso, eu que não sou botânica e nem nada disso, leio aos poucos e devagarinho.

Cito um trecho do livro onde diz-se que "a ilustração botânica se propõe a representar a planta da maneira que ela é conhecida pela ciência, e tenta se igualar à descrição autorizadas das espécies. A identificação se dá através das semelhanças e diferenças que as espécies possuem entre si. 
 O objetivo final de uma ilustração científica é esclarecer e confirmar visualmente um texto escrito. Com sua arte, o ilustrador científico identifica a singularidade de uma espécie. Essa identificação é feita de maneira diversa e especialmente personalizada na arte de Margaret Mee, fazendo-nos ver a espécie identificada e observar uma experiência artística.
 Em seu trabalho, a pesquisadora define a morfologia de acordo com as exigências da ilustração botânica e a artista cria uma plasticidade inovadora. 
Utilizando tinta guache e a técnica tradicional de aguadas adquirida na Camberwell Shool of Art em Londres, ela desenvolveu um estilo inconfundível". p.53
Clusia grandiflora
Margarete Mee,  se concentrou a pintar suas plantas na Floresta amazônica e na Mata Atlântica e finalizava a obra com uma identificação completa. 
Margaret Mee,depois de pintar a clúsia, finalizou com a seguinte escrita: " A floresta estava cheia de plantas interessantes, e logo encontrei uma orquídea rara e uma moita de bromélias e avistei as flores cor de vinho de uma Clúsia. Ansiosa, baixei os galhos da árvore, e caiu sobre mim uma chuva de gotas de orvalho que reluziam como jóias no sol da manhã. Desenhar uma linda Clúsia, sentada no barco que balançava com as ondas do rio, não foi uma tarefa muito  fácil.
A Clúsia e conhecida na região como "Rosa da Mata" e "Apuí" na linguagem indígena. A flor se parece com uma porcelana de Dresden. Por dentro, as pétalas são cor de vinho escura e por fora são brancas com manchas de um rosa-acinzentado. O centro é amarelo e verde oliva. Se a Clúsia germinar nos galhos ou ao lado das raízes de uma árvore, à medida que cresce vai envolvendo a árvore em uma rede de raízes, sugando toda a seiva da vítima aprisionada. Com o tempo, a árvore morre, deixando a triunfante Clúsia em seu lugar".

Não é um texto lindo? Existem escritas e mais escritas, romanceadas . religiosas ou   científicas, e  de qualquer outro assunto. O último livro que li da *   Regina Monge,  * traz na primeira parte  como personagem um livro dotado de emoções que, esquecido torna-se depois um livro de sucesso!. O que eu quero dizer é que seja qual livro for, sempre nos deixa uma mensagem e devem ser lidos com esse propósito.Eu sou grata à Lisy que, mesmo com as inscrições fechadas me acolheu no nosso ex-Clube do Livro. 
 Então meninas, podemos não gostar de tudo, mas podemos tentar. Tento ler os mais variados temas  por que a meu ver, tudo tem um  significado e  importância no crescimento de cada um.  

Veja mais:  Margaret Mee
                 Margaret Mee

 

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei da postagem... bastante interessante e nos traz muita informação... obg.... bjs!!!

Anônimo disse...

Boa noite querida Zizi, adorei o livro, vou indicar para minha sobrinha que é bióloga.
Bjokas!!!

Marisa Clara disse...

Amei sua explanação do livro. Deve ser realmente interessante e principalmente as ilustrações, para quem gosta de pintar deve ser um prato cheio.
Agradeço pela sua dedicação e compartilhamento. Vou procurar o livro.
Beijos em seu coração...

Blog Livros e Ideias da Drica disse...

OI, Zizi!
Desculpe, acabei deixando um recadinho pra você no post da Beatriz... rsrsrsrs... coisa de quem é muito voadoraaaa... rsrsrsr... euzinha!
Aí fiquei pensando: e agora? Deixo o recadinho da Beatriz aqui nos post da Zizi? rsrsrsrs
Xero pras duas,
Drica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...