Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Nacional Do Livro!

Hoje dia 29 de outubro, comemoramos o dia Nacional do Livro!
Você sabe por que comemoramos hoje o dia Nacional do Livro? Por  que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore também! 

E aproveitando esta data, vou deixar aqui algumas dicas que minha amiga e participante do Clube Das Amigas Leitoras, postou hoje no Facebook!

Manuseio do livro:

• Nunca pegue um livro aberto, a menos que seja por baixo, com uma mão segurando uma das laterais e com a outra mão a palma estendida por debaixo. Desta forma estará dando base de sustentação para as laterais do livro.
• Não dobre o seu livro para poder ler. Procure mantê-lo sempre em uma base fixa, ou se não tiver, segure-o com uma mão estendida por detrás ou entre os joelhos de forma a garantir uma leitura confortável.
• Troque sempre as suas páginas pela parte superior das folhas e nunca molhe os dedos para facilitar a passagem das folhas.
• Ao fechar o livro para pausa, procure sempre ter um marcador de páginas. Caso você não tenha um, faça-o. Um marcador de páginas simples de se fazer é com papel cartão. Corte-o em uma largura de cinco ou oito centímetros, com uma altura que passe um pouco o tamanho da folha do livro. Geralmente, os livros têm tamanho aproximado e um marcador poderá ser usado para diversos livros. Poderá ainda fazer um marcador mais charmoso, com fita. Basta prendê-lo entre a colagem da capa e do conteúdo impresso. Entretanto, caso você não domine esta prática, opte pelo mais simples, de papel cartão.
• Nunca coma ou beba em cima de um livro. Ao mínimo descuido o seu livro pode ficar sujo ou molhado.
• Caso você esteja lendo um livro e queira fazer anotações, procure fazer separadamente, desta forma não risca e se for emprestar ou doar, sempre terá o livro em bom estado.
• Se você quiser fazer a catalogação do seu livro, independente do tamanho da sua biblioteca, seria interessante sempre catalogar por temas. Com este tipo de rotulação você deixa todos agrupados no mesmo lugar, ficando mais fácil de ser lembrado. Caso necessite de um aperfeiçoamento em sua biblioteca, depois do tema catalogado, faça por autores. Ambas catalogações devem ser feitas por ordem alfabética, a fim de facilitar a procura.
• Por fim, digamos que você queira presentear alguém, mesmo que essa pessoa seja a mais íntima possível, nunca escreva na parte interna do livro como cansamos de ver. Em primeiro lugar, o livro não é seu, nunca foi e nunca será, afinal você comprou para dar de presente. Em segundo lugar, nada mais desagradável do que receber um livro já rabiscado e o pior ainda, esses rabiscos não foram escritos pelo próprio autor. Agora, se você for o autor do livro, nada mais justo que escreva, na primeira página, uma dedicatória para seu leitor.
Uma idéia correlacional que gosto muito de fazer com meus alunos e lembrada, é a idéia de você se colocar no lugar do livro. Imaginamos que você é aquele livro, logo o tratamento para com ele será diferente.

Pense nisto, o Livro agradece,
Boa leitura e conservação !
 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...